_____ COMUNIDADE UX.

.Somos.

Comunidade UX é um projeto concebido através da Bienal de Arte Digital, que propõe uma plataforma de cooperação, informação, formação e aperfeiçoamento, que também se destina a ser um canal de exploração dos limites da arte digital em comunidades da cidade do Rio de Janeiro em sua primeira edição.

O projeto conta com artistas que são também denominamos como formadores e que assumem-se curadores nesse projeto, a partir de diferentes localidades da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil.

.MANIFESTO.

UX, parte de um desejo de apropriação territorial desde redes digitais informacionais a metaversos de mundos híbridos (real/virtual) artísticos digitais, já iniciada por muitos e em expansão através de artistas e demais protagonistas nos muitos lugares do ciberespaço, na sociedade pós-digital. Na intenção contínua de formação de novos artistas e usuários experts, nas comunidades em transformação para uma verdadeira e integralizante Comunidades UX com participação de todes.

.Contexto.

O contexto inicial de sua idealização foi a invisibilidade. A invisibilidade imposta e a invisibilidade seletiva. A impermanência de artistas, nato ou não digitais, muitos deles residentes de periferias e das regiões metropolitanas, em suas ausências temporárias no complexo mundo supra e pós-digital catapultado pelas necessidades de um universo social migrado a força para as telas pretas dos dispositivos de imagem na contemporaneidade durante a pandemia. A maior experiência pós-digital contemporânea até então podemos dizer. O digital em toda a vida. Mas nem todos estão lá.

.Conceito.

O projeto é uma mistura de laboratório digital, exposição digital, um palco digital de expressões artísticas (animações, design, games, filmes, netart, arte digital, apresentações e performances digitais). Durante o projeto – que terá como parceiros estruturantes de base o Instituto Infnet – Faculdade de Tecnologia, Engenharia, Computação, Sistemas e Produtos Digitais e a LabSônica parte integrante do Instituto de Cultura Oi Futuro -, a intenção é produzir oficinas e workshops sobre arte, ciência e tecnologia, bem como, a exibição de palestras, trabalhos, performances e obras de arte digital em uma forma integrada, através de um evento/plataforma digital.

.COMO.

Apesar do projeto ser idealizado pela Bienal de Arte Digital, trata-se de uma ação concebida por muitas mãos através de uma Coordenação metodológica convidada que buscou reunir diversas representatividades na constituição conceitual do projeto. Por meio de diálogos de aproximação, os artistas/formadores/curadores definem seus planos de formação, propondo atividades ferramentais, reflexivas e expositivas, de si mesmos e seus formandos, que no projeto consideramos os artistas que buscam uma migração ao digital e as artes digitais, ou que são natos dessa técnica e expressão mas buscam uma oportunidade formação junto aos seus pares legitimados.

.FORMATO.

A proposta é ampliar o conhecimento de ferramentas e ajudar na formação artística local através de uma plataforma digital e de uma tutoria presencial – quando possível – e online, com o registro das formações disponibilizadas para futuras outras formações.

Modulo 1
Serão oferecidos workshops, palestras e rodas de conversa em temas como Arte Digital/Cultura Digital; Decolonialismo Digital; Afrofuturismo; Sociedade Pós Digital; Cidadania e Direitos Digitais / Web 3.0 e Blockchain / CryptoArt.

Módulo 2
Contempla a exibição dos trabalhos integrantes da exposição digital em um framework construído como um cenário digital informacional físico e digital. Inicialmente, serão apresentadas obras de autoria dos formadores e curadores das ações de formação. Ao longo do processo serão substituídas pelas criações dos participantes artistas em formação.

Ambiente Físico é na Galeria 3 do Centro Cultural Oi Futuro
Ambiente Digital é a integração da plataforma digital (site do projeto, youtube e outras plataformas) criada especialmente para reunir artistas das comunidades cariocas, de outros locais do Brasil.

.OBJETIVO.

Comunidade UX se projetou como resposta a partir de um modelo experimental e microscópico na cidade do Rio de Janeiro. Resposta essa a ser construída de forma compartilhada e ao longo do tempo. Um projeto em movimento através de narrativas heterogêneas, descentralizadas, coletivas, híbridas, identitárias, sociais que estão centradas na elaboração prática/conceitual que parte de seus formadores/curadores em sua maioria, pretes.

.TEMAS.

Comunidade UX é uma plataforma de cooperação, informação e formação sobre arte digital e tecnologia que culmina com a exposição dos trabalhos criados por seus artistas participantes, formadores e curadores, que são artistas com trajetórias contra-hegemônicas. Para fomentar e colaborar na construção dos projetos, são oferecidas palestras e workshops sobre temas como Arte Digital/Cultura Digital; Decolonialismo Digital; Afrofuturismo; Sociedade Pós-Digital; Cidadania e Direitos Digitais; Web 3.0, Blockchain e CryptoArt.

.QUANDO.

Formações: De 01 a 18 de março de 2022 Instituto Infnet – Faculdade de Tecnologia, Engenharia, Computação, Sistemas e Produtos Digitais e a LabSônica

Exposição Híbrida (Presencial e Digital): De 23 de fevereiro até o dia 03 de abril, na Galeria 3 do Centro Cultural Oi Futuro.

.EQUIPE UX.

CONCEPÇÃO:
Tadeus Mucelli

IDEALIZAÇÃO:
Comunidade UX (Todes)

COORDENAÇÃO DE FORMAÇÃO:
Zaika dos Santos

FORMADORES/ARTISTAS CONVIDADOS:
– Diego Cerqueira
– Fausto Vanin
– Felipe Nunes
– Fernanda Wanderley
– Gilberto Vieira
– Kerolayne Kemblim
– Lauro Gripa Neto
– Lorran Dias
– Lucas Lima
– Nicole Pessoa
– Nina da Hora
– Thais Alvarenga
– Pitter Rocha
– Podeserdesligado
– Solemni Solange
– Vítor Del Rey
– Vitor Milagres
– Zadô
– Zaika dos Santos

IDENTIDADE VISUAL:
Felipe Nunes

Ensaio UX

EQUIPE DIREÇÃO:
Felipe Nunes | Caique Mota

PRODUÇÃO:
Caique Cavalcante | Joyce Ferreira

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: 
Thais Alvarenga | Allan França

DESIGN:
Felipe Nunes

VÍDEOS:
Caique Mota

MODELOS:
Joyce Ferreira | Luiza Damas | Matheus Robert | Gustavo Ferreira | Jonathan Rocha | Rennan Andrade

VÍDEOS:
Caique Cavalcante

CONCEPÇÃO GALERIA HÍBRIDA (FRAMEWORK):
Eduardo Cardoso (Cartel Construções) e Felipe Nunes

VIDEOGRAFISMO:
Eduardo Cardoso (Cartel Construções)

CENOTÉCNICA
André Salles e equipe

PRODUÇÃO TÉCNICA:
Plínio Pietro

PROJETO CENOTÉCNICO:
Janine Xavier

ADMINISTRAÇÃO:
Luciene Eller

GESTÃO EXECUTIVA:
Sérgio Pereira

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO:
Agência Febre

MÍDIAS SOCIAIS E MOBILIZAÇÃO:
Pâmela Carvalho e Robert Silva

WEBSITE:
Pedro Penido (Adapta – Presença Online)

GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA:
Produção Cultural Interballet / Arte Viva 

CAPTAÇÃO DE APOIO:
Oh! Glória Produções 

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO:
CultConsult (Elaine Moreira, Denise Escudero e Cris Rocha)

IDEALIZAÇÃO:
Conteúdo Arte & Tecnologia