_____ COMUNIDADE UX.
.Somos.
Comunidade UX é um projeto concebido através da Bienal de Arte Digital, que propõe uma plataforma de cooperação, informação, formação e aperfeiçoamento, que também se destina a ser um canal de exploração dos limites da arte digital em comunidades da cidade do Rio de Janeiro em sua primeira edição.
O projeto conta com artistas que são também denominamos como formadores e que assumem-se curadores nesse projeto, a partir de diferentes localidades da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil.
.MANIFESTO.
UX, parte de um desejo de apropriação territorial desde redes digitais informacionais a metaversos de mundos híbridos (real/virtual) artísticos digitais, já iniciada por muitos e em expansão através de artistas e demais protagonistas nos muitos lugares do ciberespaço, na sociedade pós-digital. Na intenção contínua de formação de novos artistas e usuários experts, nas comunidades em transformação para uma verdadeira e integralizante Comunidades UX com participação de todes.
.Contexto.
.Conceito.
.COMO.
Apesar do projeto ser idealizado pela Bienal de Arte Digital, trata-se de uma ação concebida por muitas mãos através de uma Coordenação metodológica convidada que buscou reunir diversas representatividades na constituição conceitual do projeto. Por meio de diálogos de aproximação, os artistas/formadores/curadores definem seus planos de formação, propondo atividades ferramentais, reflexivas e expositivas, de si mesmos e seus formandos, que no projeto consideramos os artistas que buscam uma migração ao digital e as artes digitais, ou que são natos dessa técnica e expressão mas buscam uma oportunidade formação junto aos seus pares legitimados.
.FORMATO.
A proposta é ampliar o conhecimento de ferramentas e ajudar na formação artística local através de uma plataforma digital e de uma tutoria presencial – quando possível – e online, com o registro das formações disponibilizadas para futuras outras formações.
Modulo 1
Serão oferecidos workshops, palestras e rodas de conversa em temas como Arte Digital/Cultura Digital; Decolonialismo Digital; Afrofuturismo; Sociedade Pós Digital; Cidadania e Direitos Digitais / Web 3.0 e Blockchain / CryptoArt.
Módulo 2
Contempla a exibição dos trabalhos integrantes da exposição digital em um framework construído como um cenário digital informacional físico e digital. Inicialmente, serão apresentadas obras de autoria dos formadores e curadores das ações de formação. Ao longo do processo serão substituídas pelas criações dos participantes artistas em formação.
Ambiente Físico é na Galeria 3 do Centro Cultural Oi Futuro
Ambiente Digital é a integração da plataforma digital (site do projeto, youtube e outras plataformas) criada especialmente para reunir artistas das comunidades cariocas, de outros locais do Brasil.
.OBJETIVO.
Comunidade UX se projetou como resposta a partir de um modelo experimental e microscópico na cidade do Rio de Janeiro. Resposta essa a ser construída de forma compartilhada e ao longo do tempo. Um projeto em movimento através de narrativas heterogêneas, descentralizadas, coletivas, híbridas, identitárias, sociais que estão centradas na elaboração prática/conceitual que parte de seus formadores/curadores em sua maioria, pretes.
.TEMAS.
.QUANDO.
Formações: De 01 a 18 de março de 2022 Instituto Infnet – Faculdade de Tecnologia, Engenharia, Computação, Sistemas e Produtos Digitais e a LabSônica
Exposição Híbrida (Presencial e Digital): De 23 de fevereiro até o dia 03 de abril, na Galeria 3 do Centro Cultural Oi Futuro.
.EQUIPE UX.
CONCEPÇÃO:
Tadeus Mucelli
IDEALIZAÇÃO:
Comunidade UX (Todes)
COORDENAÇÃO DE FORMAÇÃO:
Zaika dos Santos
FORMADORES/ARTISTAS CONVIDADOS:
– Diego Cerqueira
– Fausto Vanin
– Felipe Nunes
– Fernanda Wanderley
– Gilberto Vieira
– Kerolayne Kemblim
– Lauro Gripa Neto
– Lorran Dias
– Lucas Lima
– Nicole Pessoa
– Nina da Hora
– Thais Alvarenga
– Pitter Rocha
– Podeserdesligado
– Solemni Solange
– Vítor Del Rey
– Vitor Milagres
– Zadô
– Zaika dos Santos
IDENTIDADE VISUAL:
Felipe Nunes
Ensaio UX
EQUIPE DIREÇÃO:
Felipe Nunes | Caique Mota
PRODUÇÃO:
Caique Cavalcante | Joyce Ferreira
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA:
Thais Alvarenga | Allan França
DESIGN:
Felipe Nunes
VÍDEOS:
Caique Mota
MODELOS:
Joyce Ferreira | Luiza Damas | Matheus Robert | Gustavo Ferreira | Jonathan Rocha | Rennan Andrade
VÍDEOS:
Caique Cavalcante
CONCEPÇÃO GALERIA HÍBRIDA (FRAMEWORK):
Eduardo Cardoso (Cartel Construções) e Felipe Nunes
VIDEOGRAFISMO:
Eduardo Cardoso (Cartel Construções)
CENOTÉCNICA
André Salles e equipe
PRODUÇÃO TÉCNICA:
Plínio Pietro
PROJETO CENOTÉCNICO:
Janine Xavier
ADMINISTRAÇÃO:
Luciene Eller
GESTÃO EXECUTIVA:
Sérgio Pereira
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO:
Agência Febre
MÍDIAS SOCIAIS E MOBILIZAÇÃO:
Pâmela Carvalho e Robert Silva
WEBSITE:
Pedro Penido (Adapta – Presença Online)
GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA:
Produção Cultural Interballet / Arte Viva
CAPTAÇÃO DE APOIO:
Oh! Glória Produções
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO:
CultConsult (Elaine Moreira, Denise Escudero e Cris Rocha)
IDEALIZAÇÃO:
Conteúdo Arte & Tecnologia