_____ FORMAÇÃO.
PÚBLICO FOCO DA FORMAÇÃO E PARTICIPAÇÃO
OBJETIVO
A proposta é possibilitar a formação de artistas descentralizados* ou novos artistas à margem dos grandes circuitos, na capacidade de produzir trabalhos de arte digital por meio do acesso a tutorias temáticas (palestras e ações de reflexão) e oficinas expressas (Workshops ferramentais) de formação técnica e intelectual para desenvolvimento de produtos audiovisuais, digitais entre outros.
- Artistas descentralizados, residentes de periferias, das regiões metropolitanas, em sua maioria pretes, mas que se estendem aos indígenas, imigrantes e que estão para além dos processos técnicos e sociais hegemônicos.
IDADE
Não há limite máximo de idade e espera-se no mínimo 18 anos para participação no projeto. Não se faz necessário que sejam artistas do universo digital (natos digitais), mas preferencialmente artistas que sejam iniciados em técnicas digitais.
FORMATO HÍBRIDO (Presencial / Digital)
A participação preferencial é que seja presencial.
Não sendo possível através de Zoom Meet. A participação é livre, nos processos formativos e não remunerada, sendo a participação efetiva condicionada a seleção dos inscritos e o número de vagas totais para cada atividade.
SELEÇÃO
A seleção parte de um processo conjunto entre os formadores/curadores e a coordenação do projeto a partir de critérios de: Acessibilidade, Motivação, Representatividade.
BOLSAS DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA
Ao final do processo de formação, selecionados 15 (quinze) artistas para uma bolsa de produção de arte digital no valor de R$1.500,00 para o desenvolvimento de um trabalho durante o projeto a ser exibido em seu formato digital para mídias e dispositivos digitais (arquivos audiovisuais como fotos, vídeos, aúdio, aplicações executáveis, gif, motion design, design, texto digital, NFTs, sites, entre outros). A seleção será realizada pelos formadores/curadores a partir de critérios de: Acessibilidade, Engajamento, Narrativa e Representatividade.
COMO OCORREM AS FORMAÇÕES?
As formações no formato palestra ocorrem em salas e auditórios na Labsônica (Oi Futuro Flamengo) e no INFNET (Centro do Rio) para os artistas formadores e publico interessado (novos artistas ou artistas em formação periféricos das regiões metropolitanas). As palestras e conversas são gravadas e disponibilizadas em plataforma (website) do projeto.
As formações no formato oficinas (workshops) ocorrem em diferentes salas de aula, estúdios e laboratórios digitais da Labsônica e e no INFNET. As Oficinas também são gravadas e disponibilizadas em plataforma (website) do projeto.
COMO OCORREM AS OCUPAÇÕES ARTÍSTICAS?
As ocupações ocorrem de dois formatos.
PRESENCIAL
Se dá fisicamente em um espaço expositivo, porém em formato digital de arquivos desenvolvidos dos trabalhos (Imagens, 3D, vídeos, áudios, imagens estáticas, motion graphics, arte textual, etc) na galeria 3 do Centro Cultural do Oi Futuro Flamengo. Serão exibidas em telas de LED e projetores, obras criadas pelos formandos/artistas e formadores/curadores.
Essa ocupação ocorre a partir de fevereiro até primeira semana de abril de 2022. A cada semana a galeria “plug & play” recebe conteúdo dos desenvolvimentos de formação e formandos/artistas, bem como referência por meio de QR code que dão acesso a outras informações dos trabalhos e seus autores e propostas.
DIGITAL
Se dá com a ocupação e que ocorre de maneira simultânea, sendo a divulgação dos trabalhos na plataforma digital do projeto (website), sendo nele inseridos os conteúdos presentes na Galeria 3 do Oi Futuro ao longo do tempo da exposição física.