_____ LORRAN DIAS.
.MINIBIOGRAFIA.
Lorran Dias é diretor-roteirista, curador e artista visual, atualmente residente e nascido na Favela da Maré, Rio de Janeiro. É diretor artístico e executivo da TV Coragem (2020) e co-fundador do coletivo Anarca Filmes (2014). Dirigiu e roteirizou Entre a Colônia e as Estrelas (Goteborg Film Fund, 2021), Perpétuo (International Film Festival Rotterdam, 2019), Novo Rio (Festival Film Bahari Indonésia, 2021), co-dirigiu e roteirizou Usina-Desejo Contra a Indústria do Medo (Prêmio Especial do Juri no Festival de Cinema de Vitória, 2021), Migues (Festival Internacional de Cine Valdivia, Chile, 2021).
Suas obras reelaboram as fronteiras entre ficção, história e memória afetiva como linguagens de enfrentamento do impossível. Hoje se interessa não só em dirigir filmes, mas também contextos onde filmes anti-hegemónicos possam ser feitos – experimentando formatos alternativos para a formação, produção, distribuição e imaginação de filmes e demais aventuras.
Seus últimos trabalhos em cinema e arte contemporânea foram comissionados pelo Museu de Arte do Rio de Janeiro, Instituto Moreira Salles, Pivô Arte e Pesquisa, financiados pelo Gotebörg Film Fund 2021 (Suécia), Governo Federal do Brasil, Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Critical + Creative Social Justice Studies by University of British Columbia (Canadá), Heinrich Boll Stiftung (Alemanha/Rio) e reconhecido pelo The Documentary Impact Producer Relief Fund da Doc Society (Londres/Nova York).
É graduado em Cinema e TV pela Escola de Comunicação Social da UFRJ, estagiou em produção na Taiga Filmes (2015) e foi crítico, curador e monitor do Cinerama Cineclube (2014-2017). Desde 2017 trabalha em equipes de assistentes de direção da indústria audiovisual, atualmente no Porta dos Fundos.
.OBRAS.
[ em breve ]